Alunos Informatica 2009

Alunos informatica de UNTL
Alunos informatica da UNTL

O Curso Técnico em Processamento de Dados (nome recebido pelo curso na época) foi implantado oficialmente em outubro de 1992 e a partir daí vem desenvolvendo as suas atividades de forma a possibilitar a comunidade regional o acesso a novas tecnologias.

Considerado na época um curso audacioso e inovador que trouxe a instituição inúmeros desafios, como por exemplo, qualificação de profissionais e a entrada em uma nova área de atuação hoje conhecida e popularizada como Tecnologia da Informação.

No decorrer desses 15 anos inúmeros docentes e estudantes passaram pela instituição deixando as suas marcas registradas.

Um pilar mantido pelo curso ao longo de sua existência é a qualidade dos processos educacionais e consequentemente o perfil de egresso do curso. Logicamente isso exige rígidos processos de acompanhamento, de trabalhos e de avaliações das competências que o curso se propõe a desenvolver nos futuros técnicos. Em função disso tem-se também a evasão de alguns estudantes que consideram o curso extremamente puxado ou não se identificam com a área.

No ano de 1996 o Curso sofreu a sua primeira remodelagem na estrutura curricular que se manteve até o ano de 2003.

No ano de 1999 o Curso passou a chamar-se Curso Técnico em Informática e foi dado início ao trabalho de elaboração de uma nova proposta curricular, diferenciada e totalmente voltada para a pedagogia da avaliação por competências. Foram praticamente dois anos de trabalhos, reuniões e seminários para se construir uma proposta diferenciada para o curso e que possibilitasse aos estudantes o conhecimento de várias sub-áreas dentro do mundo da Tecnologia de Informação. Passado o período de elaboração do curso precisou-se ainda de mais dois anos para que o Conselho Estadual de Educação finalmente autorizasse o funcionamento com a nova proposta curricular.

Dessa forma no início de 2003 o Curso Técnico em Informática passa a apresentar uma roupagem nova e agrega a todos os estudantes um grande avanço em nível de tecnologias e ferramentas.

Atualmente o curso prepara os egressos em seis áreas específicas que envolvem o mundo da Tecnologia da Informação: Sistemas Operacionais, Editoração Gráfica, Aplicativos, Desenvolvimento de Sistemas, Internet e Redes. De forma direta os estudantes são preparados para o uso avançado dos aplicativos diversos utilizados pelas empresas, evoluindo posteriormente para o desenvolvimento de sistemas tanto para desktop quanto para a internet, tendo ainda todos os aspectos necessários para a instalação e configuração de hardware e rede, bem como o entendimento das questões ligadas ao desenvolvimento e publicação de portais para a internet.

A evolução do parque tecnológico da instituição também acompanha a evolução do curso. Hoje a instituição conta com aproximadamente 550 computadores distribuídos entre estudantes, professores e demais colaboradores.

Mas, apesar de todos os avanços e tecnologias o diferencial do Curso Técnico está nas pessoas que o constituem, pelo envolvimento e garra com que passam pelo curso.

Essas pessoas podem ser envolvidas em três grandes grupos:

– Os estudantes que passam a visualizar e acreditar nas possibilidades ao longo do curso e, mais que isso, passam a sonhar. Os estudantes que concluem o Curso Técnico em Informática são extremamente batalhadores e perseverantes. Conseguem entender que o futuro depende de um grande esforço no presente e que não se colhe sucesso sem trabalho e sem esforço. Eles são o principal pilar do curso e são o motivo para todos os projetos e ações que se desenvolvem. Ao concluir o curso na sua grande maioria os egressos que se identificam com a área conseguem ótimas colocações profissionais e dão sequência na sua qualificação profissional.

– Os professores que ao longo das aulas passam não apenas as questões técnicas, mas a sua vivência pessoal e profissional com embasamento ético e científico, não deixando nunca o lado pessoal e afetivo de lado. O maior reconhecimento para esses profissionais com certeza acontece nos momentos dos projetos finais dos cursos, onde se consegue avaliar nitidamente o trabalho e o envolvimento dos professores. Além disso, os professores do Curso Técnico em Informática têm uma grande paixão pela sala de aula, pois nos demais turnos atuam como profissionais especializados nas áreas de conhecimento em que capacitam os seus estudantes. Isso é um trabalho que acaba envolvendo além das habilidades técnicas principalmente a emoção e o coração. Somam-se aos professores, os colaboradores da SETREM e em especial do Centro de TI que em muitos casos prestam auxilio e atuam como professores substitutos.

– Os colaboradores das empresas parceiras: Os profissionais das empresas parceiras são essencias no processo de fechamento das competências profissionais dos egressos e na colocação profissional dos mesmos. Cabe destacar ao longo dos anos a parceria de instituições como COTRIMAIO, Abase Informática, Automassul, Migrate, Certhil, SICREDI, SAN, Arte.com, Ricohpel, dentre tantas outras que tem em seu quadro da área de TI a grande maioria dos profissionais egressos do Curso Técnico em Informática.

O CTI, como é carinhosamente conhecido, vive no ano de 2010 um dos seus melhores momentos do curso. Excelente parceria com empresas e uma demanda crescente por profissionais da área garante um excelente índice de empregabilidade, não se tendo condições de atender a toda a demanda por profissionais. Tem-se no corrente ano o maior número de estudantes da história do curso matrícula, aproximadamente 290 estudantes.

Isso exige que se pense no futuro e, por isso mesmo, o curso estará novamente passando por modificações nos próximos dois anos, visando a garantir de adequação as necessidades futuras da área de Tecnologia da Informação.

Advertisements

About aquimaia

Eu sou Estudante Informatica UNTL

Posted on September 7, 2012, in Uncategorized. Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: